Lenda viva do verdão: conheça Laerte Gomes, pivô tricampeão Paulista

O Palmeiras tem uma trajetória vitoriosa, bonita, cheia de inúmeras conquistas e craques no cenário da modalidade. Um desses é Laerte Gomes, pivô tricampeão Paulista com o alviverde imponente.

Natural de São Paulo, Laerte Gomes, 84, chegou ao Palestra no ano de 1957 junto com Peninha, Mosquito, Paulo Marcondes e Jatyr. Contudo, devido a lei do estágio, ficou parado e só pode começar a jogar em 1958 . Nesse ano, o pivô fez história e levou o alviverde a conquistar tudo o que disputou. Uma dessas históricas conquistas foi o expressivo título Paulista diante o forte XV de Piracicaba de Wlamir Marques, Pecente e Waldemar Blatskauskas. ” Foi um título heroico, na época, o Sírio tinha um dos maiores jogadores da história (Amaury), e o XV, o Wlamir. Foi uma série memorável, melhor de três jogos. O terceiro foi em Campinas e com muita pressão da torcida piracicabana, mas nosso elenco era muito qualificado também e ganhamos por apenas um ponto (58 a 57). Houve grande euforia”, relembra o pivô.

Mais tarde, em 1961 e 1963, Laerte repetiu o feito e ganhou ao lado de nada menos que Rosa Branca os títulos do Paulista de 1961 e 1963.

Time base do título de 1958 (da esquerda para a direita :Paulinho, Jatyr, Mosquito, Peninha e Laerte)

Considerado um dos melhores pivôs do basquete brasileiro e, principalmente do Palestra, Laerte aprimorou a técnica do ”Massinet” (Massinet era considerado um dos melhores pivôs da década de 50). Como os pivôs eram o centro das jogadas, Laerte trabalhava para que seus companheiros de equipe realizassem os arremessos em ótimas condições, especialmente para Mosquito e Jatyr. Além disso, o pivô tinha um ótimo arremesso e um tempo de bola fantástico o que o tornava um grande reboteiro.

3 comentários sobre “Lenda viva do verdão: conheça Laerte Gomes, pivô tricampeão Paulista

  1. Estreia do Laerte no Palmeiras foi em 3.8.1957 amistoso no ginasio do Ibirapuera contra o San Lorenzo-ARG. Vitória na prorrogação dos argentinos. Laerte fez 8 pontos!!!

    Grande Laerte! Lenda palestrina. Parabens pela matéria.

    Grande Abraço. SEMPRE PALESTRA

    Curtido por 1 pessoa

  2. Sr.Laerte sempre foi diferenciado não só como jogador mas como pai de família exemplo a ser seguido na quadra e fora dela.
    Respeito admiração amizade tio Laerte.
    Álvaro Pacheco e família.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s