Um título inesquecível: relembre o Brasileiro de 77 conquistado diante o Flamengo

O dia 3 de julho de 1977 marcou história para o basquete da Sociedade Esportiva Palmeiras. Nessa data, o alviverde, embalado pelo memorável trio Carioquinha, Ubiratan e Oscar, sagrou-se campeão da Taça de Brasil de Basquete, equivalente ao Brasileiro da modalidade na época, ao derrotar o Flamengo por 66 a 62.

O campeonato foi sediado em Belo Horizonte (antigamente os brasileiros de basquete tinham sede fixa) com 8 equipes divididas em dois grupos. No grupo (A), Amazonas Franca, Vasco da Gama, Minas e Jóqei Clube se enfretaram. Por sua vez, o Verdão ficou no grupo B, ao lado de Flamengo, Ginástico e Olympico. O aliviverde terminou na segunda colocação com duas vitórias e uma derrota (para o Flamengo por 94 a 77). Na semifinal, o Verdão enfrentou a equipe de Franca, uma espécie de final antecipada, já que ambas equipes eram consideradas as favoritas ao título. Nem a qualidade dos francanos Fausto e Adilson conseguiram segurar Gilson e Carioquinha, destaques do alviverde na vitória por 80 a 74, classificando o Palestra, portanto, para a grande decisão diante o Flamengo de Thompson, Pedrinho Ferrer, Zezé e treinados por Tude Sobrinho.

Da esquerda para direita: Carioquinha, Ubiratan e Oscar

Em quadra, a equipe do Palestra, comandada por Claudio Mortari, começou a decisão com o seguinte quinteto: Carioquinha (7), Albert de Witt (12), Oscar Schmidt (14), Gílson Trindade (10) e Ubiratan Maciel (6). No banco, ficaram João Marino (4), João Carlos (5), Rodolpho (9), González (13) e Ulisses (15) e Vladimir e José Lima. Apesar do Palmeiras ter aberto uma diferença que chegou a 14 pontos de diferenças, o jogo foi extremamente truncado. Nos minutos finais, a equipe carioca reagiu e cortou a diferença, mas o Palestra mostrou a força do seu plantel e soube administrar o jogo, conquistando um dos títulos mais importantes de sua história.

Jogos do Palmeiras:

Palmeiras 77 X 94 Flamengo (29/6/1977)

Palmeiras 100 X 74 Ginástico (30/6/1977)

Palmeiras 115 X 63 Olympico (1/7/1977)

Palmeiras 80 X 74 Amazonas/Franca (2/7/1977)

Palmeiras 66 X 62 Flamengo (3/7/1977)

2 comentários sobre “Um título inesquecível: relembre o Brasileiro de 77 conquistado diante o Flamengo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s